Posso tomar banho com lentes de contato?

Posso tomar banho com lentes de contato?

Tomar banho com as lentes de contato não é recomendável, tanto do ponto de vista da sua saúde como da conservação das lentes de contato. Tomar banho portando as lentes de contato é um dos erros mais comuns pelos usuários de lente.

Quais os riscos envolvidos?  

As lentes de contato são compostas de tecido gelatinoso que absorve água com bastante facilidade. A água de qualquer fonte pode estar contaminada com uma série de microorganismos patogênicos (causadores de doenças) que incluem bactérias, vírus, fungos, amebas e parasitas.Além disso, a superfície dos olhos em contato com as lentes são bastante sensíveis e propensas à irritação e à infecção ocular.  

“Britânico ficou cego após tomar banho com lentes de contato”.
 
O britânico Nick Humphreys, de 29 anos, ficou cego do olho direito após tomar banho usando lentes de contato. Ele foi contaminado pela amoeba Acanthamoeba keratitis e desenvolveu uma infecção por conta do protozoário.
 
O microrganismo tem afinidade com superfícies como lentes de contato, o que significa que o objeto facilita a transmissão da doença. Como a bactéria está presente na água, tomar banho, nadar ou limpar as lentes na torneira ou no chuveiro podem resultar na infecção. 
"Nunca me disseram para não usar lentes de contato no banho. Não há nenhum aviso na embalagem, e meus oftalmologistas nunca mencionaram o risco", disse Humphreys em entrevista à Fox News.
 

Água de piscina e de praia apresentam os mesmos riscos?

Esse tipo de água apresenta riscos ainda maiores, devido a ser mais comum a existência de microorganismos com alto índice de patogenicidade, ou seja, que costumam causar infecções oculares mais graves.

Como evitar esse problema?

Se na correria do dia a dia é impossível tirar as lentes antes do banho, evite manter os olhos abertos em contato com a água. Evite também banhos em lagos ou lagoas de água parada. Alguns cuidados diários e relativamente simples trazem muitos benefícios para a vida de forma geral, principalmente quando falamos de saúde ocular e de um uso mais seguro e consciente das lentes de contato. 

"Hoje em dia elas são muito seguras para os pacientes, desde que os devidos cuidados sejam tomados, em relação à higiene, tempo de uso e a devida adaptação conforme orientação do seu oftalmologista”

 A Megalentes traz algumas dicas importantes para os usuários de lentes de contato:

  1. Tenha solução multiuso e estojo de armazenamento na bolsa;
  2. Não mexa nos olhos com as mãos sujas, assepsia é importantíssimo;
  3. Anote no calendário a validade das lentes de contato;
  4. Prefira lentes de descarte diário na praia ou na piscina;
  5. Não durma com lentes de contato;
  6. Tenha um colírio oftalmológico
  7. Visite seu oftalmologista;

A Megalentes põe à frente à sua saúde e segurança antes de qualquer questão.

Visite o nosso site em www.megalentes.com.br e escolha as suas lentes de contato. “Você pode ser quem você quiser”.

Fontes: IOC ( Instituto de Oftalmologia de Curitiba ) e Revista Galileu



Produtos Relacionados